segunda-feira, 23 de julho de 2007
A Arte de Takashi Murakami
Takashi Murakami é um dos mais singulares artistas plásticos dos últimos anos.
A temática da sua obra gira em torno da apropriação - e da eventual subversão -, de uma iconografia popular presente nos "mangas" (banda desenhada japonesa); tranferindo-a, posteriormente, para as galerias, de modo a inseri-la numa linguagem relativa ao domínio das artes plásticas.
Se pensarmos no advento da Pop e em todos os desenvolvimentos que a mesma alavancou na História da Arte do Séc. XX, podemos concluir de que tal não se trata, propriamente, de uma problemática nova e inexplorada.
No entanto, numa sociedade em que as barreiras entre a low e a high Art (conceitos desenvolvidos pela comunidade crítica, para se referirem a variadas intervenções para-artísticas no tecido urbano e à própria BD) se tornam algo difusas e subjectivas, propostas como a deste artista japonês adquirem cada vez mais pertinência.
Assim como "writers" e "graffiti artists" da estirpe de Bansky e semelhantes, povoam as ruas com stencils e graffitis problematizados e orginais, dotados de uma certa índole interventiva da arte contemporânea (ainda que de forma algo parcial); Murakami tenta esbater as barreiras entre entres dois universos, no âmbito das galerias e museus e intervindo, igualmente, no espaço público.
Um artista a descobrir, para um melhor entendimento das linhas de força que regem as mais recentes propostas estéticas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Excelente! Está a melhorar de dia para dia este blog. Parabéns. Temos de juntar aí mais dois ou três marmanjos e fazer um blog bem arrojado e abrangente. Abraço
Enviar um comentário